Você sabe qual é a SUA inflação anual?

inflação

O governo anunciou com euforia que o IPCA (Indice de Preços ao Consumidor Amplo) ficou abaixo do teto de 6,5% ao ano em 2014. É muita comemoração para quem obteve 6,41%, não acham?

Será que estes 0,09% abaixo do teto fazem muita diferença em sua vida?

A resposta é não. Nenhuma diferença. Sabe por que?

Porque o IPCA tem um critério para sua apuração: mede a inflação em 11 capitais entre famílias que ganham entre 1 a 40 salários mínimos. Claro que o índice tem várias ponderações para os diferentes tipos de renda. Mesmo assim, será que a inflação real em seu dia a dia é de 6,41% ao ano?

dúvida inflação

Esta é uma ótima época para medir seu índice de inflação. Faça um teste e compare os seguintes preços:

1) preço do condomínio do seu prédio em jan/de 2014 e, agora, em 2015.

2) preço da pizza que você pedia em jan/de 2014 e, agora, em 2015.

3) custo mensal da sua alimentação fora de casa em jan/2014 e, agora, em 2015.

Divida o preço de 2015 pelo preço de 2014; subtraia o valor encontrado de 1; multiplique o valor encontrado por 100 . Você terá a inflação expressa em % para cada item.

Se aprofundar o teste com seus principais gastos fixos, principalmente custos no supermercado, lazer e plano de saúde, por exemplo, você se espantará com o valor encontrado. O que significa isso? Seu dinheiro perde muito mais que 6,41% ao ano no poder de compra.

Se você chegar a um número de 8% em seu índice de inflação significa que sua renda anual deverá ser 8% maior no ano seguinte, para simplificar.

Outro detalhe: você deverá direcionar suas aplicações para que você tenha um rendimento bruto mínimo de 8% ao ano apenas para manter o poder de compra de suas reservas.

Viu como isso é fundamental para seu sucesso nas aplicações? Imagine você aplicando dinheiro por vários anos com rentabilidade menor que o SEU índice de inflação?

Um grande problema que temos é que nenhum índice de inflação disponível mede a inflação real. Aquela que está oculta nos seus hábitos de vestuário e no seu custo de estacionamento, por exemplo.

Invista corretamente seu dinheiro e acompanhe seu orçamento. Esta é uma das fórmulas para o enriquecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *