Procurando descontos? Confira essas dicas!

O Instituto Postalis é um instituto de seguridade social dos Correios e Telégrafos, que administra o fundo de pensão dos funcionários destes órgãos. No Portal Universo Postalis são abordados temas que envolvem, principalmente, educação financeira. E, dessa vez,  uma matéria sobre caça-descontos foi feita com a contribuição de Marcelo Claudino e Daniel Santos, da Top Consulting. Confira!

blogmateria

Procurar os melhores preços na internet é um recurso positivo?

 Nos dias de hoje, sempre que possível, é um recurso que deve ser utilizado. Afinal, as lojas virtuais possuem um gasto menor para se manterem abertas (poucos funcionários, menos exigência de espaço físico, não têm custos de aluguel, etc.) e podem oferecer melhores preços. Praticamente todas as redes varejistas possuem site próprio no qual o consumidor pode comparar preços e efetuar a compra à luz do Código do Consumidor. Em sites como Mercado Livre e Bom Negócio onde o site é apenas um intermediário, o consumidor precisa ser muito criterioso e ficar bastante atento.

 

Quanto um produto pode variar de uma loja para a outra? 

Da mesma forma que no comércio tradicional existem produtos com variações até maiores que 100%. Uma boa média seria em torno de 30%. A vantagem é que você não gasta tempo para pesquisar, apenas alguns clicks. Além disso, os preços nas lojas virtuais costumam ser menores que nas lojas físicas da mesma empresa, principalmente nas grandes redes que vendem eletrodomésticos.

 

Você teria algum site de busca de descontos para indicar? Qual? 

Por questão ética, não recomendamos, mas os sites de pesquisa de preços mais utilizados são Buscapé, Zoom e Bondfaro. Uma boa dica sobre os descontos é a Black Friday que acontece no Brasil no próximo dia 28 de novembro e, só em 2013, movimentou mais de 700 milhões de reais em vendas num só dia. Os descontos oferecidos nesse dia constumam ser generosos, vale a pena pesquisar uns dias antes e procurar no dia 28/11 o produto que você quer, com desconto. Como este evento é relativamente recente no Brasil, muitas empresas chegaram, nos anos anteriores, a aumentar seus preços na Black Friday. Foram muito criticadas e até punidas. É importante também ficar atento às políticas de troca.

 

Qual a melhor forma de procurar descontos? 

A melhor forma é visitar todos os sites de buscas e marcar as lojas onde você encontrou o produto que você quer a um preço atrativo. Depois disso, você deve comparar as ofertas de olho em detalhes como custo, prazo de entrega e procedimentos de troca. Uma forma de se manter informado é se cadastrar nos mails das lojas virtuais e receber uma notificação quando o produto estiver disponível ou uma promoção for anunciada.

 

De quanto em quanto tempo é preciso pesquisar? 

Se o produto que você quer comprar costuma ter muitas ofertas diárias, sua busca deve ser diária. Se for um produto considerado sem muita procura, ou exclusivo, a busca pode ser semanal ou até mensal.

 

Se a pessoa está pensando em comprar uma televisão, por exemplo, quanto tempo ela deve ficar observando as variações de valores?

No caso de uma TV, que é um produto que tem muitas ofertas diariamente em várias lojas, o ideal é verificar os valores todos os dias e pesquisar a evolução de preços ao longo dos meses. Sites como o Zoom.com.br trazem o histórico de preços o que é bem útil caso o consumidor tenha tempo para acompanhar o produto até decidir comprá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *